sexta-feira, 11 de junho de 2010

Dica de Sexta: Sandman

Em um texto que não pode deixar de ser considerado clássico, Ítalo Calvino perguntava “Por que ler os clássicos?” Depois de, mais ou menos, quatro páginas de profunda erudição, ele conclui que devemos ler os clássicos porque é melhor que não ler os clássicos. Se voltarmos essa pergunta ao tema deste rápido, teremos que devemos ler Sandman porque os Perpétuos assim entenderam a nossa missão na Terra.

O personagem Sandman foi criado livremente* por Neil Gaiman sobre um conto de fadas – comum em várias culturas europeias – sobre o homem que vem a noite e joga areia nos olhos das crianças e adultos para estes adormecerem (Der Sandmann em alemão, Sandman em inglês, Ole Lukoeje em um conto do dinamarquês Hans Christian Andersen, João Pestana em português.) Gaiman fez valer a referência mitológica ao personagem: Sandam aparece sob várias formas nos onze Arcos que compõem a saga, sob vários nomes, mas com apenas um reino, desde a sua libertação até a sua morte: O Sonhar.

Sobre a aparência de Sandman, costumava-se mencionar que a fisionomia clássica do personagem (alto, magro, esquálido, cabelos negros e revoltos) é uma referência à voz (e tudo o mais) do The Cure, Robert Smith. Tenho cá para comigo que pode ser mais uma referência ao próprio Gaiman, ele assumindo ares do personagem que irá projetar a sua carreira e, em não poucos momentos, eclipsá-la.

Há quem resuma a escrita de Gaiman como um dos mais importantes escritores shakesperianos da atualidade, e, sem muito exagero teórico, de todos os tempos (desde que assumida a produção de HQs como literatura, pelo menos, uma forma de). Fica o comentário que Shakespeare foi uma das inúmeras fontes das quais bebeu, sempre com muita propriedade, Gailman. Se somos feitos da mesma matéria dos sonhos, conforme uma das inúmeras frases do Bardo do Avon, só os sonhos podem responder; mas, pelas sucessivas edições e re-edições de Sandman que têm sido lançadas no Brasil, não é um sonho distante poder lê-lo ou, fica aqui de fato a dica, pegar emprestado com um amigo.

No primeiro vídeo, temos a canção de The Chordettes chamada Mr. Sandman, canção esta muito popular nos EUA. No segundo vídeo, a mesma música cantada pelo Blind Guardian

E, por fim, a música Enter Sandman, que teria sido inspirada pelos quadrinhos de Gaiman.

*Futuramente pretendemos falar da personagem denominada Sandman que já existia no Universo DC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário